logo Radioagência Nacional
Economia

Dieese aponta queda do preço do açaí em Belém (PA)

Baixar
Gabriel Nascimento – Repórter da Rádio Cultura
19/06/2025 - 10:06
Brasília
O açaí foi o produto da extração vegetal não madeireira brasileira com maior valor de produção no ano passado
© Giorgio Venturieri/Embrapa

O açaí é um dos principais símbolos da gastronomia paraense. O estado é líder absoluto na produção deste fruto no Brasil, que é rico em energia, vitaminas, minerais e antioxidantes. Pesquisas realizadas pelo Dieese Pará mostram que o preço médio do açaí ficou mais barato em Belém.

Everson Costa, supervisor técnico do departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará, destaca que esta é a primeira primeira vez que o fruto recuou de preço neste ano. 

Embora tenha apresentado uma baixa de 5,58% em maio, com relação a abril do mesmo ano, o fruto continua com o preço elevado e apresenta um reajuste acumulado de quase 46%.

A estudante Samara Almeida relata que a expectativa dela com a safra mais barata de açaí é poder consumir o fruto em todas as refeições do dia. O açaí é a paixão de diversos paraenses, como a professora de artes Teresa Laredo, que assume ser fanática pelo fruto.

De acordo com a série histórica do açaí, fora da entre safra, sequência de dados coletados pelo Dieese e Pará, o preço do fruto vai seguir em queda até o mês de novembro.

A depender da safra deste ano, essa continuidade quedas pode ou não continuar. Para quem compra açaí, é recomendado pesquisar os preços em diferentes locais e comparar a qualidade do produto.

x