logo Radioagência Nacional
Economia

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade foi publicado hoje

Norma pode ser usada para responder tarifa de 50% anunciada pelos EUA
Baixar
Luana Major - repórter da Rádio Nacional*
15/07/2025 - 10:39
Rio de Janeiro
Linhares (ES), 11/07/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de apresentação dos avanços do Novo Acordo Rio Doce, no Parque de Exposições de Linhares. Foto: Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

O decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade foi publicado, nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU). A medida foi assinada na noite dessa segunda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A norma autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países que imponham barreiras unilaterais aos produtos do Brasil no mercado global.

Resposta ao tarifaço anunciado por Trump

A medida poderá ser usada para responder à imposição da tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, a partir do dia 1º de agosto, conforme anunciado na semana passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

O decreto não menciona especificamente nenhum país e estabelece os mecanismos necessários para dar cumprimento à lei. 

* Com informações da Agência Brasil

x