logo Radioagência Nacional
Economia

Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio nos EUA para discutir tarifaço

Chanceler rechaça debate envolvendo política e justiça brasileiras 
Baixar
Pedro Lacerda – Repórter da Rádio Nacional
30/07/2025 - 22:08
Brasília
Brasília (DF), 20/05 /2025  - Reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado  para ouvir o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O colegiado quer esclarecimentos sobre a concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
© Lula Marques/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se, nesta quarta-feira (30), com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, para discutir o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump. Vieira disse que discutiu com Rubio o estado atual da relação bilateral e afirmou que o Brasil está aberto a dar seguimento às negociações comerciais, iniciadas em 7 de março e paralisadas desde a divulgação da carta de Trump, em 9 de julho, que anunciava a intenção de impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros.

O chanceler Mauro Vieira ressaltou que não haveria espaço para debates envolvendo temas políticos ou da justiça brasileira:

“Enfatizei que é inaceitável e descabida a ingerência na soberania nacional, no que diz respeito a decisões do Poder Judiciário do Brasil, inclusive a condução do processo judicial no qual é réu o ex-presidente Bolsonaro. Afirmei que o Poder Judiciário é independente no Brasil, tanto como aqui, e que não se curvará a pressões externas.”

Ao final do encontro, os chefes da diplomacia norte-americana e brasileira concordaram sobre a necessidade de manter o diálogo para solucionar os problemas comerciais bilaterais.

Mauro Vieira retorna ao Brasil ainda hoje

Vieira afirmou que voltará ao Brasil ainda na noite desta quarta-feira, para se encontrar com o presidente Lula e definir as respostas do governo brasileiro diante das medidas anunciadas hoje pelo departamento de Estado, pelo Tesouro e pela Casa Branca.

x