logo Radioagência Nacional
Economia

Leilão de baterias prevê envio de engenheiros brasileiros à China

Baterias são importantes para a estabilização do sistema elétrico
Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
11/02/2026 - 17:17
Brasília
Brasília - 15/10/2025 - Sessão da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara realiza audiência pública para ouvir o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Lula Marques/Agência Brasil.
© Lula Marques/Agência Brasil

O governo brasileiro planeja enviar engenheiros à China para absorver tecnologias voltadas à indústria brasileira de baterias. A medida faria parte do leilão de baterias, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que participou nesta quarta-feira (11) de um evento com banqueiros.

“Nós vamos imprimir com essas empresas que vão participar do leilão pra que eles possam recepcionar profissionais da engenharia brasileira na China e possam, esses profissionais, estarem vinculados ao governo, quando voltarem de lá, para agregar inteligência à nossa indústria de baterias nacionais”.

De acordo com o ministro, o leilão está previsto para acontecer até junho deste ano. As baterias são importantes para estabilizar o sistema elétrico, porque armazenam a energia produzida que sobra durante o dia e não pode ser usada à noite, como no caso da energia solar.

⏩ Ouça também: Banco Central não deve reagir às tensões eleitorais, diz Galípolo

Alexandre Silveira reafirmou a presença de conteúdo local no leilão.

“A gente já vai conseguir colocar, nem que seja modestamente, um parte de conteúdo local, pra que a gente possa, no mínimo, iniciar um processo de inteligência nacional que, junto com as políticas de minerais críticos e estratégicos, a gente vai poder construir uma cadeia de baterias no Brasil”.

Sobre o fim do prazo de 60 dias, dado pelo presidente Lula, para elaboração do mapa do caminho para o fim do uso de combustíveis fósseis, o ministro disse que faltou consenso com os outros ministérios envolvidos.

“Não houve consenso porque, na nossa compreensão, ele já está contemplado no nosso plano nacional de transição energética. Na questão dos combustíveis fósseis, nós temos que ser extremamente realista: nós somos um país petroleiro”.

Alexandre Silveira afirmou que conversou com a ministra Esther Dweck, de Gestão e Inovação, sobre a criação de uma Secretaria Nacional de Eletromobilidade, para lidar com a expansão do setor no país.

x