logo Radioagência Nacional
Economia

Aeroporto do Galeão vai a leilão; lance mínimo é de R$ 932 milhões

Empresa vencedora pagará 20% do faturamento bruto à União até 2039
Baixar
Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional
30/03/2026 - 10:49
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 02/10/2023 - Movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, após migração de voos operados no Aeroporto Santos Dumont. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos realiza logo mais, às 15 horas, na sede da Bolsa do Brasil, em São Paulo, o leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Além da atual concessionária, RioGaleão, outros dois grupos apresentaram propostas. O lance mínimo é de R$ 932 milhões e deverá ser pago à vista.

A empresa vencedora deverá assumir o compromisso de pagar à União uma contribuição variável anual, correspondente a 20% do faturamento bruto da concessão até 2039. Além disso, será a única controladora do terminal, já que o acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) prevê o fim da participação acionaria da Infraero.

O leilão de venda assistida do Aeroporto do Galeão é resultado de uma solução consensual homologada pelo TCU que, entre outras medidas, promoveu o reequilíbrio econômico-financeiro da concessão.

O aeroporto do Galeão é uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no país e também desempenha papel relevante na malha doméstica. Em 2025, o terminal registrou a movimentação de cerca de 18 milhões de passageiros, o equivalente a 13% do tráfego aéreo nacional.

 

x