Especialistas defendem direito de crianças com deficiência à educação

Publicado em 24/09/2014 - 16:47 Por Ariane Póvoa - Brasília

O seminário Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi realizado nesta terça-feira (23), na Universidade de Brasília.


No Distrito Federal, mais de 17% das crianças e adolescentes com deficiência e transtornos de desenvolvimento, que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) estão fora da escola.


Ainda assim, o Distrito Federal apresenta o terceiro melhor índice, atrás apenas do Paraná e de Santa Catarina, de acordo com o censo escolar de 2013. O estado com o pior índice é o Amapá, onde 42% dos beneficiários com deficiência do BPC, de 0 a 18 anos, não estão matriculados em escolas.


Para a professora da Universidade de Brasília, Silvia Ester, especialista em educação inclusiva, um grande problema nas escolas brasileiras está relacionado ao comportamento. Como exemplo de barreira, a professora cita a supervalorização do diagnóstico médico, que tende a rotular a criança ou o adolescente como deficiente.

 

Já Meire Cavalcante, coordenadora regional do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, diz que a meta número 4 do Plano Nacional de Educação trouxe tentativa de retrocesso nas garantias da pessoa com deficiência. Ela explica que a mudança abre a possibilidade de alguém tentar usar o texto para impedir o acesso do aluno à escola comum, o que é um direito constitucional.


Em 2010 o IBGE identificou cerca de 3 milhões e 800 crianças e adolescentes fora da escola, dentre elas pessoas com deficiência. Desde então, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Unicef desenvolvem um projeto para tentar identificar o perfil dessas crianças e apresentar uma solução. Mais informações estão disponíveis em foradaescolanaopode.org.br

Últimas notícias
Geral

Médicos peritos do INSS retomam atendimento nesta 2ª feira

A categoria se comprometeu a repor os 52 dias parados e a trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas durante a paralisação. 

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (23)

Curitiba, no Paraná, apresenta sol entre muitas nuvens e temperatura entre 10 e 20º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (23)

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inicia a semana com sol, poucas nuvens e temperatura marcando entre 12 e 21º C.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (23)

Rio de Janeiro tem sol entre nuvens, temperatura mínima de 14 e máxima de 28º C.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (23)

Salvador, na Bahia, tem muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada. Temperatura oscilando entre 21 e 29º C.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (23)

Palmas, em Tocantins, fica com sol, poucas nuvens, e temperatura entre 23 e 33º C.

Baixar arquivo