Sistema Braille permite inclusão de pessoas cegas

Publicado em 10/04/2015 - 10:41 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Nesta semana se comemorou o Dia Nacional do Braille.

 

Sonora: "Quando eu perdi a visão aos sete anos, o que eu mais queria era ir para a escola para aprender a ler e escrever, sempre tive muita vontade de ler, minha mãe lia muito para mim. E quando eu perdi a visão e que eu pedi para minha mãe que eu queria ir para a escola, ela ficou meio sem saber e ela chegou até a Fundação Dorina (Nowill), que na época era Fundação para o Livro do Cego no Brasil e foi aqui na fundação que aprendi o braille e fui colocada em uma escola regular."

 

Essa é Regina Oliveira. Ela é membro do Conselho Iberoamericano e do Conselho Mundial do Braille e coordenadora da revisão de materiais em braille na Fundação Dorina Nowill para Cegos. Ela explica que o dia 8 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Braille porque foi nessa data que nasceu José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro.

 

O sistema foi criado por Louis Braille, um jovem francês que ficou cego aos três anos. Sua invenção mudou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Regina fala sobre o sistema.

 

Sonora: "O sistema é baseado em seis pontos em relevo que permitem que as pessoas cegas possam escrever os diferentes alfabetos do mundo, número, simbologia matemática, científica, e tudo que a escrita comum representa. O sistema se difundiu por toda Europa, por todo o mundo até o final do século XIX e depois foi adaptado aos diferentes alfabetos, aos diferentes idiomas."

 

Atualmente existem outros recursos que, na opinião de Regina Oliveira, complementam o sistema , mas não o substituem.

 

Sonora: "Nesses 190 anos em que vem sendo utilizado, ele vem acompanhando toda a evolução da escrita comum. Lógico que hoje em dia existem outros recursos, existem os livros digitalizados, os livros gravados, que permitem que as pessoas cegas tenham acesso a mais informação. A questão da informática que permite você navegar pela internet, isso é possível graças a leitores de tela, mas tudo isso são complementos do sistema braille.

 

No segundo semestre, em setembro, o Brasil vai sediar reuniões de conselhos sobre o Braille, com representantes de todas as partes do mundo.

 

Sonora: Existem esses conselhos, o Conselho Mundial do Braille, o Conselho Iberoamericano do Braille, a comissão de Braille Latino-Americana para que haja uma padronização desse sistema, seja mais fácil haver um intercâmbio dos textos em braille em todo o mundo para que o sistema braille possa continuar acompanhando a evolução da escrita comum é necessário que existam essas comissões onde estão especialistas que vão cuidar para que o braille não se descaracterize.

 

De acordo com dados do Censo de 2010 do IBGE, existem no país 6,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência visual. E quem quiser saber um pouco mais basta acessar o site www.fundacaodorina.org.br.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo