Enem será obrigatório para professores | interessados em estudar pelo Fies

Publicado em 26/05/2015 - 16:48 Por Danyele Soares - Brasília

A partir do ano que vem, quem quiser concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil - deverá fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

 

A determinação é do Ministério da Educação e foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

 

Antes da medida, professores da rede pública de ensino, que atuam na educação básica e estão regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, eram dispensados do Enem.

 

A nova regra também atinge os estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010. Pela norma atual, eles tinham apenas que comprovar a conclusão perante à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino.

 

A nova regra mantém a determinação de que para conseguir o financiamento o estudante deve ter tirado, pelo menos, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

 

O Fies oferece cobertura da mensalidade em instituições particulares com juros de 3% ao ano. O aluno começa a pagar o financiamento um ano e meio após terminar o curso.

 

O programa acumula quase 2 milhões de contratos e abrange mais de mil e 500 instituições.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo