Escolas de todo país já podem aderir ao programa "Um Por Todos e Todos Por Um", resultante de uma parceria da Controladoria Geral da União (CGU) com o Instituto Maurício de Souza, e que já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 colégios.
O público alvo do programa são todas as crianças de escolas públicas e particulares, do terceiro ou quarto ano do Ensino Fundamental.
Nesta entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, a Secretária de Transparência e Prevenção À Corrupção da CGU, afirma que este é um trabalho maravilhoso, porque todo o material da Turma da Mônica está disponível e pode ser utilizado gratuitamente pelas escolas públicas e particulares, sendo necessário apenas que elas ou as prefeituras manifestem interesse.
Ela disse ainda que o conteúdo foi pensado para trabalhar a ética, a cidadania e o comportamento contra a corrupção, e as crianças precisam lidar e discutir estes temas em sala de aula. "Enfrentar e se conscientizar desde cedo da importância de uma postura cidadã".
Patrícia Audy, enfatiza que não se pode tratar de maneira sólida da prevenção e o enfrentamento à corrupção, sem pensar em trabalhar a cultura da ética e da cidadania nos jovens, inclusive com relação à cola na prova, furar fila, não respeitar o próximo.