Especial mostra importância da educação no trânsito

Publicado em 06/07/2015 - 13:40 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A partir desta segunda-feira (6), a Radioagência Nacional veicula uma série especial sobre educação no trânsito produzida pelo radiojornalismo da EBC. São cinco matérias que mostram as infrações mais cometidas e os cuidados que os motoristas devem ter para evitar acidentes. A primeira reportagem destaca como o cinto de segurança pode ajudar a salvar vidas. 

 

 

O pequeno Luiz, de apenas dois aninhos, já aprendeu que não pode andar de carro sem usar o cinto de segurança. Antes que liguem o motor, ele fiscaliza se a mamãe, o papai e a irmã já colocaram o dispositivo.


Sonora: "Mãe, olha o cinto. Olha, papai, o cinto." 

 

Na casa da gerente de vendas Ana Paula Marinho não é diferente. O filho dela, hoje com onze anos de idade, caiu da cadeirinha quando era mais novo, em um pequeno acidente. Desde então, ele sempre coloca o cinto ao entrar no carro.

 

Sonora: "Há um tempo, ele devia ter uns quatro anos, eu rodei o carro, perdi o controle. Não bati, mas ele estava em uma cadeirinha e ele caiu. Eu acho que isso fui um trauma que criou nele porque nunca mais precisei mandar, mesmo pequenininho." 


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em junho pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 50% dos passageiros no banco de trás utilizam o cinto de segurança.  Entre os que estão na frente, a taxa é de pouco mais de 79%.


Do início do ano até agora, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram aplicadas mais de 152 mil multas a motoristas e passageiros que estavam sem cinto.


Dados de 2011 do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, revelam que 2.800 condutores envolvidos em acidentes de trânsito não utilizavam o equipamento e em pelo menos 97 mil casos o uso não foi confirmado.


O veterinário Edson Pinheiro conta que poderia fazer parte das estatísticas de mortes no trânsito se não estivesse usando o cinto em um acidente que sofreu no centro de Brasília, onde um carro atravessou na frente dele para fazer um retorno de forma irregular.


Sonora: "O cinto segurou e eu só fiz uma pressão um pouco a mais no meu volante. Agora, se eu não estivesse de cinto, eu não teria conseguido segurar. Eu teria batido a cabeça no para-brisa."


Para a educadora de trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, falta informação sobre a importância do uso do cinto.


Sonora: "As pessoas não usam o cinto porque elas estão se protegendo ou se cuidando. Elas usam o cinto para não ser multada. Um colisão frontal, por exemplo, a 60 km/h pode se transformar em uma lesão medular tanto em quem está no banco da frente quanto em quem está no banco de trás. Quer dizer, a pessoa pode ficar paraplégica ou pode perder a vida sem cinto de segurança. Falta informação, infelizmente."


Ainda de acordo com a educadora, os motoristas não só devem usar o cinto, mas também exigir que todos que estejam no veículo coloquem o equipamento, inclusive bebês, crianças pequenas e até animais de estimação. 

 

O cinto de segurança é obrigatório por lei. Quem não utiliza comete infração grave, com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira. A vida útil do equipamento depende da manutenção e do uso correto.

 

 

* Com produção de Renato Lima e sonorização de Gabriel Pinheiro

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo