logo Radioagência Nacional
Educação

Pesquisa mostra que oito milhões cursaram o Pronatec

Baixar
Victor Ribeiro
09/07/2015 - 21:43
Brasília

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, já existe em todos os estados e alcança 3 em cada 4 municípios do país.

 

O dado faz parte do Caderno de Estudos Inclusão Produtiva Urbana, divulgado nesta quinta-feira. Ao todo, oito milhões de brasileiros frequentaram os cursos do Pronatec, de 2011 a 2014. Desse total, 2 milhões e 800 mil estudaram de graça pelo Programa Bolsa Formação. 

 

A pesquisa mostrou que o desempenho desses alunos, que estudaram gratuitamente, foi bastante parecido com os que pagaram pelos cursos.

 

O índice de aprovação entre os beneficiados pelos programas sociais foi de 88%, enquanto a média geral ficou um pouco abaixo, em 87%. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, comemorou o resultado.

 

Esse balanço do Pronatec cruzou dados dos Ministérios da Educação, do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Outra conclusão da pesquisa foi de que a inserção no mercado de trabalho formal foi maior entre os alunos beneficiados pelos programas sociais.

 

No caso deles, o aumento na conquista de um emprego formal subiu 120%, enquanto entre os não beneficiados ficou em 73%. O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, explica que o mercado de trabalho valoriza muito a mão-de-obra qualificada.

 

Após a divulgação desses resultados, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, disse que o trabalho está apenas começando e ainda há grandes desafios a serem superados.

 

A pesquisa levou em consideração os alunos que passaram pelos mais de 600 cursos de qualificação profissional do Pronatec  e que fazem parte do Programa Bolsa Formação. Os dados foram colhidos de 2011, quando o programa foi criado, a 2014.

 

x