Cursos de medicina serão avaliados pelo MEC em 2016

Publicado em 26/08/2015 - 18:04 Por Danyele Soares - Brasília

Todos os cursos de Medicina do país vão ser visitados por equipes do Ministério da Educação a partir de março do ano que vem.

 

A intenção é fiscalizar o cumprimento de novas diretrizes do MEC, aprovadas no ano passado, e verificar as condições de funcionamento das faculdades, como equipamentos e laboratórios.

 

O ministro Renato Janine explicou que atualmente essas visitas do MEC já acontecem em cursos superiores. Mas, em alguns casos, a faculdade fica dispensada se tem um bom resultado no Conceito Preliminar de Curso, que é um indicador de qualidade que avalia as graduações.

 

O governo decidiu não dispensar nenhum curso de Medicina no ano que vem e ir a cada faculdade verificar as condições de ensino.

 

Além disso, os alunos terão de fazer avaliações no segundo, quarto e sexto anos da graduação. Segundo o ministro, essa é uma maneira de avaliar o ensino da instituição e o grau de aprendizagem dos futuros médicos.

 

Segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina divulgada na última terça-feira, dos 42 municípios que receberam escolas médicas desde 2013, mais da metade não tem estrutura para uma formação adequada.

 

A expansão de vagas é um dos objetivos do Programa Mais Médicos. Mas o ministro da Educação rebateu as críticas e afirmou que a medida pretende não só aumentar o número de vagas, mas também melhorar a qualidade da formação dos profissionais,por isso prevê avaliações regulares.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo