Cursos de medicina serão avaliados pelo MEC em 2016

Publicado em 26/08/2015 - 18:04 Por Danyele Soares - Brasília

Todos os cursos de Medicina do país vão ser visitados por equipes do Ministério da Educação a partir de março do ano que vem.

 

A intenção é fiscalizar o cumprimento de novas diretrizes do MEC, aprovadas no ano passado, e verificar as condições de funcionamento das faculdades, como equipamentos e laboratórios.

 

O ministro Renato Janine explicou que atualmente essas visitas do MEC já acontecem em cursos superiores. Mas, em alguns casos, a faculdade fica dispensada se tem um bom resultado no Conceito Preliminar de Curso, que é um indicador de qualidade que avalia as graduações.

 

O governo decidiu não dispensar nenhum curso de Medicina no ano que vem e ir a cada faculdade verificar as condições de ensino.

 

Além disso, os alunos terão de fazer avaliações no segundo, quarto e sexto anos da graduação. Segundo o ministro, essa é uma maneira de avaliar o ensino da instituição e o grau de aprendizagem dos futuros médicos.

 

Segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina divulgada na última terça-feira, dos 42 municípios que receberam escolas médicas desde 2013, mais da metade não tem estrutura para uma formação adequada.

 

A expansão de vagas é um dos objetivos do Programa Mais Médicos. Mas o ministro da Educação rebateu as críticas e afirmou que a medida pretende não só aumentar o número de vagas, mas também melhorar a qualidade da formação dos profissionais,por isso prevê avaliações regulares.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo