Nesta segunda-feira (24), começa a campanha nacional em favor da manutenção do orçamento da Universidade Aberta do Brasil.

Com uma petição pública, professores e alunos esperam conseguir apoio para garantir o funcionamento do sistema, que é formado por universidades que oferecem cursos de ensino superior à distância para a população que tem dificuldade de acesso à formação universitária e para professores que atuam na educação básica.
A professora Maria Aparecida Knuppel, que participa da presidência dos fóruns dos coordenadores da Universidade Aberta, explica quais são os efeitos do corte no orçamento.
Sonora: "Efetivamente nós não temos nenhum documento que diga qual é o valor desse corte. Individualmente cada universidade tem sentido esse corte nas suas ações. O corte gira em torno de 75% no orçamento do custeio das universidades em relação à educação a distância. E nós temos aí um contingenciamento de bolsas também dentro do sistema para que a gente consiga efetivar as ações que a gente tem até dezembro."
A expectativa do grupo de professores e alunos é coletar cerca de 500 mil assinaturas. Quem tiver interesse, pode acessar o site: peticaopublica.com.br e procurar por “Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil”.
Em nota, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela Universidade Aberta do Brasil, esclareceu que todas as bolsas da instituição serão mantidas. Sobre o corte no orçamento, o órgão não se manifestou.