Minuto Enem: Use estas dicas na Redação

Publicado em 10/09/2015 - 05:30 Por Ana Elisa Santana - Rio de Janeiro

A jornalista Ana Elisa Santana, da editoria de Educação do Portal EBC, recomenda atenção especial para a qualidade do texto na redação:

 

 

"Muitas pessoas têm dúvidas quando se fala na 'norma padrão da língua escrita', que deve ser usada no seu texto dissertativo-argumentativo no dia do exame. Para não ter medo, lembre sempre que a nossa língua portuguesa tem a forma oral, que é como a gente fala nas conversas do cotidiano, e a forma escrita, que exige mais formalidade para se expressar. Tenha cuidado com a pontuação. Fique atento para não usar aquelas abreviações que a gente costuma fazer na Internet ou não cometer erros gramaticais, como se estivesse apenas conversando informalmente com um amigo. A redação do Enem deve ter um tom mais sério, mas não é preciso fazer um texto muito rebuscado. É bom ter um vocabulário variado, mas se houver alguma palavra sobre a qual você não tem segurança do significado, prefira as mais simples. O importante é se fazer entender, de forma clara e objetiva."

 

Com informações do Rádios EBC

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo