Mães de crianças com Down criticam educação inclusiva pública

Publicado em 20/03/2016 - 21:31 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira, dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para marcar a data, houve uma caminhada na praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro neste domingo.

 

Com balões coloridos, eles querem inclusão, respeito e direitos.

 

Quem puxou o coro foi o Breno Viola, ator e primeiro atleta com síndrome de Down a conquistar uma faixa preta em todo o continente americano. Ele trabalha como autodefensor da Ong Movimento Down e foi um dos organizadores do evento.

 

Educação inclusiva ainda não é realidade em todas as escolas. Cláudia Borges, é mãe de Ana, de 11 anos. Neste ano, a filha de escola saiu da escola pública pública para ir para a rede particular por falta de mediadores. Ana e seu melhor amigo Tiago estão felizes com a mudança.

 

Falta de mediadores na rede pública municipal ou cobrança de taxas extras na rede particular. Estas são as principais reclamações que o Ministério Público recebe em relação inclusão de pessoas com alguma deficiência cognitiva. No estande montado na praia neste domingo, foram pelo menos 7 denúncias. De acordo com a Promotora de Justiça, Bianca de Morais, o problema pode virar uma ação civil pública.

 

A Secretaria Municipal de Educação não respondeu a reportagem neste domingo. A ouvidoria do Ministério Público recebe as denúncias pelo telefone 127.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo