Programa de avaliação mostra baixo desempenho dos estudantes brasileiros

Educação

Publicado em 06/12/2016 - 20:40 Por Marcia Wonghon - Brasília

O governo brasileiro tem como uns dos desafios para o próximo ano, implementar a reforma do ensino médio, com a intenção de recuperar o nível de aprendizagem dos estudantes.


Isso porque 44,1% dos alunos de 15 anos, das escolas públicas do país estão abaixo do nível de aprendizagem considerado adequado em leitura, matemática e ciências .

 

A constatação é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, Pisa. Os indicadores foram divulgados nesta terça- feira, pela OCDE,Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ,na sede do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

 

Segundo o ministro da Educação, José Mendonça Filho, o diagnóstico do Pisa traduz a necessidade de mudanças urgentes na estrutura educacional do país.

 

Em leitura e matemática, entre os estados que ficaram abaixo da média nacional estão Roraima, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Rondônia, Amapá, Paraíba, Tocantins, Bahia e Alagoas. Já em Ciências, a maior pontuação foi no Espírito Santo e a pior em Alagoas.

 

Responderam as provas, pela primeira vez informatizadas, realizadas no ano passado, jovens de 70 países, incluindo 23 mil 141 estudantes, de 841 escolas do Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo