logo Radioagência Nacional
Educação

Dobra no DF número de estudantes que migraram da rede particular para a pública em 2017

Baixar
Dayana Vitor
10/01/2017 - 16:03
Brasília

No ano passado, 6.130 alunos migraram de escolas particulares para públicas no Distrito Federal. Neste ano, 12.769 vão fazer a mudança, mais que o dobro de 2016. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Educação.
 

A filha de Isabel Cavalari, Estela, de 5 anos, estudou durante quatro anos em escolas privadas. Mas em outubro do ano passado, Isabel teve que passar a filha para a escola pública.
 

SONORA: “Eu troquei por que não estava mais conseguindo pagar porque o custo de vida todo aumentou. E a escola paga não é só a mensalidade, tem outros gastos junto”.
 

Para o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Souza, o aumento da migração de alunos tem outros motivos, além da crise financeira.
 

SONORA: “Também devido ao fechamento de algumas escolas da rede privada levou esses pais a migrarem para a rede pública e também pela melhoria da qualidade da rede pública”.
 

Por conta do aumento da procura pela rede pública de ensino, os pais que mantinham os filhos em escolas particulares estão enfrentando problemas antes mesmo do início do ano letivo. O filho da empresária, Degilene Silva, Enzo Lucas, de 11 anos, vai estudar na Escola Classe 9, de Taguatinga Sul, mas a família mora em Taguatinga Norte.
 

SONORA: “Em um primeiro momento vou confirmar a matrícula e esperar a data do remanejamento para ver se conseguimos uma matrícula perto de casa, mas disseram que vai ser complicado porque muita gente está saindo do particular para a escola pública”.


A Secretaria de Educação aconselha a fazer como Degilene, matricular o filho na escola, mesmo quem não estiver satisfeito com o local, para garantir a vaga. A recomendação é que os pais procurem as vagas remanescentes para saber se há possibilidade de troca para um local de maior interesse.
 

x