No DF, 1,8 mil alunos podem ficar sem aula por causa do racionamento de água

Falta caixa d'água

Publicado em 06/02/2017 - 10:51 Por Gésio Passos - Brasília

Mil e oitocentos alunos podem ser atingidos pelo racionamento de água no Distrito Federal. As escolas Caic Helena Reis, Escolas Classe da 425 e 512, de Samambaia, não têm caixa d´agua e o governo busca uma solução de emergência.


A Secretaria de Educação estuda a utilização de caixas d´agua móveis da Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb), mais ainda é preciso uma avaliação técnica do órgão.


O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Fábio Pereira de Sousa, afirma que o governo também planeja outras alternativas.


Sonora: “Nenhuma escola será fechada. Vamos buscar soluções alternativas. Nem que seja necessário alocar os alunos em outras escolas. No máximo, o que podemos fazer é compactação de horário, até porque é só um dia o racionamento.”

 

Para o presidente da Associação de Pais e Alunos do DF, Luis Claudio Megiorin, o governo deve agir de forma emergencial, já que após o racionamento, as escolas precisam de dois ou três dias para se reabastecer.


Sonora: “Essa crise hídrica tem o potencial de acabar com o ano letivo em algumas escolas. E não venham nos dizer depois que vai ter reposição porque não vai ter reposição. Não é a mesma coisa a aula ser dada em condições normais e em condições de restrição como esse, com o racionamento de água.”


Outras 84 escolas sofrem com problemas estruturais em caixas d´agua no DF, como infiltração e bombas danificadas. Mas segundo a Secretaria de Educação elas não estão localizadas nas regiões do DF onde está ocorrendo o racionamento.


O governo do Distrito Federal (GDF) diz ainda que já está em processo de licitação a construção de caixas d´agua nas escolas de Santa Maria, no valor de R$ 600, com previsão das obras para início de março. Já para manutenção nas demais escolas, o governo aguarda uma decisão do Tribunal de Contas para a efetivação de um contrato já licitado.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo