Trocando em Miúdo: Presente em 77 municípios, Universidade Federal do Pará completa 60 anos

Trocando em Miúdo

Publicado em 14/07/2017 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã. 


A nossa prosa desta sexta-feira (14) é sobre os 60 anos de vida da primeira universidade pública federal criada na Amazônia. Foi em 1957, no governo Juscelino Kubitschek (JK).


Estamos falando da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela está presente em 77 municípios do estado, sendo 12 com campi e 65 com os cursos de graduação. Com isso, atende quase 50 mil alunos. 


Por essas e outras, além da cooperação internacional, por exemplo, na parte da medicina tropical ou na formação de alunos vindos de alguns países da África, esta prosa de hoje homenageia a presença da Universidade Federal do Pará.


Ela completa 60 anos de idade, agora em julho, mas algumas faculdades dela, como a de Direito, tem muito mais tempo. 


O reitor da UFPA, Emanuel Zaguay Tourinho, defende a importância da existência de uma universidade pública, principalmente numa área como a Amazônia.


Quer saber mais? Ouça a prosa. 


Então, tá. 


Inté e axé.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo