Na Trilha da História: Pesquisador conta bastidores de triângulo amoroso imperial

Na Trilha da História

Publicado em 16/08/2017 - 15:24 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e o tema do Na Trilha da História de hoje é o triângulo amoroso formado pela Imperatriz Leopoldina, pelo imperador Dom Pedro I e pela amante dele, Domitila de Castro, que ganhou o título de Marquesa de Santos. Nosso entrevistado é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor das biografias de cada um dos nossos personagens. Ele descreve o primeiro encontro do então príncipe português Pedro de Alcântara e a austríaca Leopoldina, em 1817.

 

Sonora: "Eles se encontraram num navio. O rei dom João VI foi com a família inteira receber a Leopoldina na Baía de Guanabara. E a condessa descreve o Dom Pedro e a Leopoldina olhando um para o pé do outro e levantando o olhar de vez em quando escondido, bem tímidos. E aí, eles encontram alguns pontos de contato que aproximam os dois. Ele é um amor com ela no começo e, depois, começa a degringolar."

 

E a situação começa a degringolar a partir da independência, em 1822. Enquanto Leopoldina trabalhava para ajudar o marido a promover a separação entre Brasil e Portugal, Pedro de Alcântara conhecia a paulista Domitila de Castro.

 

Sonora: "Tem várias cartas da Leopoldina pra ele, quando ele estava em São Paulo, dizendo 'você não me responde mais', mas ele já estava entretido com outras coisas. Ele conheceu a Domitila em São Paulo, em meados de agosto de 1822. Então, antes da Independência, ele já começa a ter um caso com a futura Marquesa de Santos, ela não tinha título até então."

 

No início, dom Pedro e Domitila trocavam cartas de amor bem... apaixonadas.

 

Sonora: "No começo, ele assina como 'Fogo foguinho', 'Demonão', mas é aquela coisa do fogo, da paixão. Depois, ele vai começar a assinar 'O Imperador', 'Seu amo e senhor'".

 

A partir de 1824, o romance entre o imperador e Domitila deixa de ser escondido. No ano seguinte, o escândalo ganha as ruas do Rio de Janeiro.

 

Sonora: "Depois, na Semana Santa de 1825, ela vai tentar assistir a uma missa na capela imperial. Aí, quando ela está entrando no local, as damas do paço se levantam e a deixam sozinha. Aí, ele a nomeia dama de companhia da imperatriz. A partir do momento que ele faz isso, o Rio de Janeiro vem abaixo. Porque passa a oficializar. Imagina: 'eu tê nomeando minha amante pra trabalhar com minha mulher'."

 

E até a dinâmica da família real se adaptou para receber a família de Domitila.

 

Sonora: "Tem uma carta do Barão de Marechal, o ministro da Áustria na época, que ele descreve uma cena que acontece no Rio, em que estava todo mundo numa chácara: dom Pedro, Leopoldina, os filhos da Leopoldina, os filhos do dom Pedro com a marquesa, a Marquesa de Santos, os pais da marquesa, os irmãos dela e os filhos do primeiro casamento da Marquesa de Santos. Ele descreve essa cena e termina assim: 'de tal modo que a bigamia parece ter sido institucionalizada no país'."

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo traz, além da entrevista na íntegra com o pesquisador Paulo Rezzutti, músicas que tem tudo a ver com o triângulo amoroso formado por Dom Pedro, Imperatriz Leopoldina e Domitila. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br. Se você tiver uma sugestão de tema para o Na Trilha da História, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programa é uma reprise de 22.03.2017

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo