Fórum em Brasília discute desafios da educação indígena no país

Debate

Publicado em 17/10/2017 - 09:07 Por Renata Martins - Brasília

A terceira edição do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena acontece até a próxima quinta-feira (19) na Universidade de Brasília. O encontro é uma atividade de educadores indígenas e indigenistas. Sérgio Banil é professor indígena do Amazonas fala dos principais desafios da educação indígena no país.

 

Sonora: “Melhorar a infraestrutura, que ainda é muito precária em alumas regiões. Melhorar a qualidade da educação, que não é educação de qualquer qualidade, é uma educação indígena específica, diferenciada, bilíngue, que valorize os saberes, as pedagogias e os conhecimentos indígenas e que tenham o interesse pelas grandes pautas nacionais. Como, por exemplo, o ensino médio que está passando por uma grande reformulação.”

 

O analista de políticas sociais do Ministério da Educação, Rafael Chukuru Cariri, avalia que, apesar dos avanços na área, é preciso superar a desigualdade étnico-racial.

 

Sonora: “Alguns indicadores mostram que as escolas indígenas ficam aquém da realidade regular do país. Em termos de formação de professores, por exemplo, em alguns anos, a gente atinge 45%, quase 50% de professores sem a formação inicial no ensino superior, quando, no Brasil, estaria em torno de 30%. A mesma coisa em comparação com estrutura física, a gente tem quase um terço de escolas indígenas sem infraestrutura.”

 

De acordo com o Censo Escolar de 2016, o Brasil tem mais de 3,2 mil escolas específicas para esses povos. Cerca de 280 mil estudantes e 20 mil professores são indígenas.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

E vamos começar com os resultados desse domingo (23). Copa das Nações Africanas, o Burkina Faso venceu o Gabão nos pênaltis, está na próxima fase da competição. A Nigéria perdeu pra Tunísia e está fora também da competição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo