Relatório da Unesco aponta que 264 milhões crianças e jovens estão fora da escola

Unesco

Publicado em 24/10/2017 - 16:02 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A educação precisa ser uma responsabilidade compartilhada. É o que aponta o relatório de Monitoramento Global da Educação para 2017 e 2018, divulgado pela Unesco. O documento serve de alerta para governos, escolas, professores e pais para o assunto.

 

Segundo a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, é justamente a responsabilização de todos os setores o quesito fundamental para a qualidade da educação.

 

Ainda mais quando os dados mostram que, atualmente, 264 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão fora da escola, e 100 milhões de jovens são incapazes de ler.

 

Quando se fala em percentual, menos de 20% dos países garantem legalmente 12 anos de educação gratuita e obrigatória.

 

A coordenadora da Unesco ainda foi clara: Só iremos atingir uma qualidade da educação, inclusiva e com equidade se conseguirmos efetivamente fazer uma boa prestação de contas e ir corrigindo os problemas que encontramos no meio do caminho.

 

As políticas para melhorar práticas existentes devem ser “centradas na construção, em vez de na acusação”. Com isso, terão mais chances de produzir sistemas educacionais de qualidade.

 

Ainda segundo a coordenadora da Unesco, o Brasil tem um arcabouço legal forte para garantir a responsabilização em relação à educação, como legislações específicas, além do PNE, o Plano Nacional de Educação, e de tribunais de contas. Mas ainda falta no país o entendimento de outros entes sobre a importância de sua participação no sistema educativo.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo