Base nacional curricular para educação básica é aprovada pelo CNE

Ensino

Publicado em 15/12/2017 - 18:50 Por Sayonara Moreno - Brasília

Foi aprovada, nesta sexta-feira (15), a Base Nacional Comum Curricular, pelo Conselho Nacional de Educação.

 

Por 20 votos a três, o documento vai nortear o que as escolas devem ensinar aos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental.

 

Com o documento, as escolas - públicas e particulares - de ensino municipal, estadual e federal devem elaborar os currículos, adaptando para cada realidade regional.

 

O vigésimo voto favorável à aprovação foi do Presidente do Conselho, Eduardo Dechamps, que comemorou o resultado, mas disse que outros pontos ainda precisam ser discutidos.

 

As três conselheiras contrárias à aprovação do texto proposto pelo Ministério da Educação argumentaram que o tempo de análise do documento foi insuficiente e que o debate deveria ser mais aprofundado, em pontos específicos.

 

O Ensino Médio ficou fora da base curricular aprovada nesta sexta-feira, o que também gerou críticas de uma das conselheiras, Malvina Tuttman, que considerou o debate insuficiente.

 

Um ponto polêmico, a exclusão dos debates ligados à identidade de gênero e à orientação sexual em sala de aula, foi retirada pelo Ministério da Educação da terceira e última versão do documento enviado ao conselho.

 

Depois de aprovado, o texto da Base Nacional Comum Curricular segue para análise do Ministério da Educação, onde precisa ser homologado pelo Ministro Mendonça Filho.

 

Como não há previsão para isso, não é possível saber quando passam a valer as diretrizes.

 

O MEC deve enviar, em 2018, um documento para a elaboração da base curricular do Ensino Médio.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo