História Hoje: Ser bombeiro, a arte de colocar a vida do outro à frente da sua própria

História Hoje

Publicado em 04/05/2018 - 07:06 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Quatro de maio. Dia Internacional do Bombeiro. A data é uma alusão ao oficial Floriano, do Exército romano. Nascido no século III, o oficial criou o grupo Combatentes do Fogo, cuja finalidade era debelar incêndios naquela região.

 

São Floriano, como é conhecido entre os católicos, é considerado o padroeiro dos bombeiros e das pessoas envolvidas em acidentes.

 

O Dia Internacional do Bombeiro é comemorado em diversos países do continente europeu e foi instituído em 1999, após um trágico acidente na Austrália em que cinco bombeiros morreram .

 

A data é uma homenagem, mas também um momento de reflexão. Em uma pesquisa feita por um instituto alemão, em 25 países, incluindo o Brasil, os bombeiros aparecem no topo da lista entre as 32 profissões mais confiáveis. Para muitos, são verdadeiros heróis, homens e mulheres cuja missão é salvar vidas. Pessoas que lutam até o último instante.

 

Enquanto houver um sopro de vida, lá estarão os bombeiros, no limiar da própria vida em favor do outro. Não importa se a vida é de um ilustre ou de um desconhecido, se é de uma vida humana ou um gatinho ameaçado na copa de uma árvore. Lá, estarão destemidos, bravos, guerreiros.

 

No Brasil, o Dia Nacional do Bombeiro e a semana de prevenção contra incêndios são comemorados no dia 2 de julho, data em que, no ano de 1856, o imperador dom Pedro II criou o primeiro Corpo de Bombeiros do país.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo