MP ajuiza ação contra prefeitura do Rio para exigir concurso público na educação infantil

Terceirização

Publicado em 16/05/2018 - 16:49 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio quer que a prefeitura apresente no máximo dentro de seis meses uma programação para realização de concurso público para a educação infantil.

 

O pedido é objeto de uma ação contra a prefeitura do Rio por contratar terceirizados de forma  irregular nas creches e pré-escolas.

 

Segundo as investigações, várias das onze Coordenadorias Regionais de Educação do Município celebraram em 2017 pelo menos 15 diferentes contratos cujo objeto era a prestação de serviço de auxiliar de atendimento à criança, embora não exista cargo com este nome na legislação da prefeitura.

 

Ainda de acordo com os promotores, a terminologia diferente foi usada para burlar a lei já que a única função prevista é a de agente de educação infantil, cuja contratação deve se dar por concurso público.

 

Muitos dos profissionais contratados como auxiliares de atendimento à criança, segundo o Ministério Público, tem apenas o ensino fundamental, enquanto o cargo de agente de educação infantil requer a formação mínima em ensino médio na modalidade normal.

 

Diante da situação, a ação pede que nenhum desses contratos seja aditado e que a prefeitura seja impedida também de pagar esses profissionais com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

 

De acordo com a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Marta Moraes, o sindicato vem denunciando a situação há vários anos.

 

Os contratos celebrados o ano passado foram firmados com a empresa Tauros Services – Eireli e até janeiro deste ano somaram R$ 30 milhões. Procurada, a Secretaria Municipal de Educação informou apenas que vai prestar todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público e à Justiça.

 

A secretaria não respondeu às perguntas da reportagem sobre o quantitativo de contratados que não têm a escolaridade exigida por lei para o trabalho.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo