Decreto prevê 30% de vagas de estágio no serviço público para negros

Inclusão Social

Publicado em 28/06/2018 - 15:47 Por Danyele Soares - Brasília

Três em cada dez vagas em processos de seleção de estagiários e de jovens aprendizes do serviço público federal podem ser destinadas a jovens negros. É o que prevê um decreto assinado nesta quinta-feira pelo presidente Michel Temer.

 

Segundo o Palácio do Planalto, a iniciativa vale para ministérios, fundações e autarquias, empresas públicas e sociedades de economia msista.

 

Podem concorrer às vagas, candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no processo seletivo, de acordo com o quesito cor ou raça utilizado pelo IBGE.

 

A orientação começa a valer imediatamente para quatro estatais que já aderiram à iniciativa. São elas: Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

 

Segundo o presidente Michel Temer, a assinatura do decreto é um momento histórico de inclusão social. Ele também explicou:

 

Segundo o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a iniciativa deve abrir 40 mil vagas de estágio e em programas de aprendizagem. Ele ainda avalia que o decreto abre novas perspectivas para os estudantes.

 

Na avaliação de integrantes do movimento negro, a medida é positiva, mas é preciso mais para reduzir as desigualdades. Segundo Dalila Negreiros, da organização “Nosso Coletivo Negro”, é preciso olhar com mais atenção a juventude negra, que é a maior vítima de homicídios no país.

 

Segundo a Frente Favela Brasil, o decreto que reserva vagas de estágio para jovens negros atende a uma antiga reivindicação do movimento. A organização comemora e diz que a orientação incentiva a continuidade dos estudos a milhares de jovens que, muitas vezes, deixam a escola ou a universidade para trabalhar e conseguir sustentar a família.

Últimas notícias
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo