Simulador de notas ajuda estudantes a selecionarem cursos no Sisu

Teste de desempenho

Publicado em 21/01/2019 - 12:34 Por Renata Martins - Brasília

Depois da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora, a expectativa de quem quer entrar na universidade é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O Sisu 2019 vai oferecer mais de 230 mil vagas em 129 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

 

As inscrições começam nesta terça-feira (22) e vão até sexta (25).

 

Para os curiosos, ansiosos ou precavidos, o Ministério da Educação lançou um simulador de notas.

 

A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo, por meio da nota do Enem.

 

Para voltar a cursar Direito, curso que começou na Universidade de Brasília, o amapaense Patrique Lima, de 31 anos, fez novamente o Enem.

 

A expectativa é conseguir uma vaga na USP. Ele fez a simulação.

 

Sonora: “Primeiro tentei pelo celular e não permite. Só computador. Mas, apesar dessa dificuldade, é bem interessante poque te dá uma projeção. Contém um pouco da ansiedade e ajuda a se preparar pra ver qual o melhor local. Em quais condições você disputa melhor. Pra ter uma noção do que foi a última vez e o que pode esperar para a próxima seleção.”

 

O sistema está disponível no site sisu.mec.gov.br. O candidato deve inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação do Enem que tenha participado.

 

Em seguida, deve marcar a alternativa "ampla concorrência" ou "lei de cotas". Entre os filtros disponíveis, a busca pode ser feita por curso, estado e turno.

 

O Ministério da Educação pretende manter o simulador atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Segundo o MEC, dessa forma, os estudantes vão poder saber o que precisam melhorar no próximo Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo