Sisu: inscrições vão até sexta-feira (25)

Sisu

Publicado em 22/01/2019 - 20:35 Por Dayana Vítor - Brasília

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 já pode concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrições começou nesta terça-feira (22) e vai até a próxima sexta-feira (25).

 

São mais de 235 mil vagas em 129 instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil.

 

É possível se inscrever em até duas opções de cursos. Mas, para concorrer as vagas, a nota da prova de redação tem que ser superior a zero.

 

O resultado do SISU será divulgado no dia 28 de janeiro, mas até lá será possível trocar as opções de cursos e universidades quantas vezes quiser, por meio do site do sistema ou do aplicativo. Isso porque uma vez por dia, o Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis.

 

O candidato também pode consultar seu boletim e a classificação parcial na opção de curso escolhido. Dessa forma, é possível trocar o curso e até a instituição que deseja estudar.

 

Segundo o analista de ensino superior, Pedro Amâncio, para conseguir a vaga almejada é necessário olhar não apenas a nota no Sisu, mas outras variáveis como condições para se manter durante o curso superior, qualidade de vida, mercado de trabalho e um comparativo entre as universidades.

 

Para ajudar na escolha do curso e universidade, o Ministério da Educação disponibilizou um simulador de notas. A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo.

 

A matrícula dos selecionados no Sisu deverá ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro na própria instituição de ensino que foram aprovados.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo