Na Trilha da História: Entenda a influência da Igreja na sociedade medieval
Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. Hoje nós voltamos a conversar sobre a Idade Média, especialmente o papel da Igreja na sociedade medieval. Nosso entrevistado é o historiador Marcelo Cândido da Silva, doutor em História Medieval pela Universidade de Lyon, na França, e autor do livro “História Medieval”, lançado pela editora Contexto. Marcelo nos explica que a forma como homens e mulheres viviam na sociedade medieval era determinada pelas regras e pelos costumes da Igreja.
(Marcelo Cândido da Silva)
Em um período em que a fome e a peste matavam milhares de pessoas, o cristianismo oferecia a esperança de que a vida após a morte compensaria todos os sofrimentos. Esmolas eram distribuídas não a partir de um sentimento de bondade, mas de olho no passaporte para o paraíso.
(Marcelo Cândido da Silva)
Quem não vivia conforme os dogmas cristãos estava sujeito a punições muito severas, aplicadas pelo tribunal da Inquisição. Os acusados de heresia passavam por um processo investigativo sigiloso e muitas vezes eram submetidos à tortura e à pena de morte.
(Marcelo Cândido da Silva)
Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Marcelo Cândido da Silva, músicas da banda com sonoridade medieval Blackmore’s Night. Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser entrar em contato com a gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até a semana que vem, pessoal! Tchau, tchau!
*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.