Fórum de Educação da Bienal do Livro do Rio vai exaltar papel do professor na formação de leitores

Bienal do Livro do Rio

Publicado em 24/08/2019 - 09:59 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O terceiro Fórum de Educação da nona edição da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, que começa no próximo dia 30, promete programação especial para os professores.

 

O fórum quer retribuir o papel fundamental desses profissionais na formação de leitores, que são a razão da existência de um dos maiores eventos literários do país.

 

Com o tema Comunicando Saberes, a terceira edição aborda o desafio que editores e professores partilham: a disputa da atenção dos leitores com as novas tecnologias, as chamadas multiplataformas, como conta a curadora do Fórum, Martha Ribas.

 

Ela, no entanto, afirma que as novas plataformas não podem ser consideradas inimigas na formação dos novos leitores.

 

O fórum traz para a programação nomes ligados a tradição e a inovação para construir um repertório múltiplo.

 

Em destaque, dois convidados internacionais, o monge escritor coreano Haemin Sunim, autor do livro “As coisas que você só vê quando desacelera”, e o professor português José Pacheco, considerado um dos grandes nomes mundiais da educação.

 

A escritora Ana Maria Machado, uma das homenageadas da Bienal, conversa com os educadores sobre seus 50 anos de carreira.

 

Carolina Sanches, jornalista e pedagoga, especialista em Mídia e Educação, vai apresentar o conceito de “Leituras Elásticas”.

 

O ex-judoca Flávio Canto, presidente do Instituto Reação, vai abordar o desenvolvimento educacional e a inclusão social por meio do esporte.

 

O Fórum de Educação acontece nos dias 2 e 3 de setembro. Professores, bibliotecários e profissionais do livro têm entrada gratuita na Bienal, mas precisam se inscrever previamente no site para participar do fórum.

 

A expectativa da organização é receber cerca de 2 mil profissionais nos dois dias do evento. Já a Bienal, que acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, pretende ultrapassar a marca de 600 mil pessoas da última edição.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo