Fórum de Educação da Bienal do Livro do Rio vai exaltar papel do professor na formação de leitores

Bienal do Livro do Rio

Publicado em 24/08/2019 - 09:59 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O terceiro Fórum de Educação da nona edição da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, que começa no próximo dia 30, promete programação especial para os professores.

 

O fórum quer retribuir o papel fundamental desses profissionais na formação de leitores, que são a razão da existência de um dos maiores eventos literários do país.

 

Com o tema Comunicando Saberes, a terceira edição aborda o desafio que editores e professores partilham: a disputa da atenção dos leitores com as novas tecnologias, as chamadas multiplataformas, como conta a curadora do Fórum, Martha Ribas.

 

Ela, no entanto, afirma que as novas plataformas não podem ser consideradas inimigas na formação dos novos leitores.

 

O fórum traz para a programação nomes ligados a tradição e a inovação para construir um repertório múltiplo.

 

Em destaque, dois convidados internacionais, o monge escritor coreano Haemin Sunim, autor do livro “As coisas que você só vê quando desacelera”, e o professor português José Pacheco, considerado um dos grandes nomes mundiais da educação.

 

A escritora Ana Maria Machado, uma das homenageadas da Bienal, conversa com os educadores sobre seus 50 anos de carreira.

 

Carolina Sanches, jornalista e pedagoga, especialista em Mídia e Educação, vai apresentar o conceito de “Leituras Elásticas”.

 

O ex-judoca Flávio Canto, presidente do Instituto Reação, vai abordar o desenvolvimento educacional e a inclusão social por meio do esporte.

 

O Fórum de Educação acontece nos dias 2 e 3 de setembro. Professores, bibliotecários e profissionais do livro têm entrada gratuita na Bienal, mas precisam se inscrever previamente no site para participar do fórum.

 

A expectativa da organização é receber cerca de 2 mil profissionais nos dois dias do evento. Já a Bienal, que acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, pretende ultrapassar a marca de 600 mil pessoas da última edição.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo