Na Trilha da História: Cravista resume 500 anos de música brasileira

Na Trilha da História

Publicado em 14/08/2019 - 05:37 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre os 500 anos de música brasileira, dando especial enfoque para a música clássica e o encontro entre essa música de concerto e a canção popular! Nossa entrevistada é a pesquisadora Rosana Lanzelotte, criadora e diretora do Instituto Música Brasilis. Ela nos conta que poucos são os vestígios da música praticada no Brasil no início da nossa história.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Já nos séculos 17 e 18, época do ciclo do ouro em Minas Gerais, a atividade musical se intensificou.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Com a transferência da família real para o Rio de Janeiro, em 1808, o cenário musical ganhou novo impulso.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Ao longo do século 19, teatros são inaugurados e, nas ruas, a música popular florescia.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem uma hora e traz, além da entrevista completa com a cravista Rosana Lanzelotte, músicas que contam a história dos cinco séculos de Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo