Na Trilha da História: Cravista resume 500 anos de música brasileira

Na Trilha da História

Publicado em 14/08/2019 - 05:37 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre os 500 anos de música brasileira, dando especial enfoque para a música clássica e o encontro entre essa música de concerto e a canção popular! Nossa entrevistada é a pesquisadora Rosana Lanzelotte, criadora e diretora do Instituto Música Brasilis. Ela nos conta que poucos são os vestígios da música praticada no Brasil no início da nossa história.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Já nos séculos 17 e 18, época do ciclo do ouro em Minas Gerais, a atividade musical se intensificou.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Com a transferência da família real para o Rio de Janeiro, em 1808, o cenário musical ganhou novo impulso.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Ao longo do século 19, teatros são inaugurados e, nas ruas, a música popular florescia.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem uma hora e traz, além da entrevista completa com a cravista Rosana Lanzelotte, músicas que contam a história dos cinco séculos de Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Estudo indica que exercícios regulares não são afetados pela poluição

Manter a forma praticando exercícios regularmente, mesmo nos ambientes poluídos das grandes metrópoles, pode gerar mais benefícios do que malefícios, é o que diz um estudo da USP.

Baixar arquivo
Economia

Congresso Mercado Global de Carbono fala da COP-27 em 2º dia de evento

O Congresso vai até esta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, debatendo e apresentando projetos e estratégias com foco na sustentabilidade.

Baixar arquivo
Geral

Duas pessoas morreram nas ruas de São Paulo após recorde de frio

Nesta madrugada os termômetros chegaram a marcar 6,6ºC, a menor dos últimos 32 anos. A sensação térmica, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, era de 2ºC.

Baixar arquivo