Primeira mulher indígena obtém título de doutorado na UnB

UnB

Publicado em 03/08/2019 - 15:34 Por Sayonara Moreno - Brasília

Diante de uma educação que não era voltada para a cultura do seu próprio povo, a indígena Eliane Boroponepá, da etnia Umutina, se viu desafiada a devolver o orgulho da cultura ao seu povo. Ela se tornou, há cerca de um mês, a primeira mulher indígena a ter o título de doutorado em antropologia, pela Universidade de Brasília.

 

Para Eliane, ocupar o ambiente acadêmico é uma forma de se posicionar, politicamente, a favor do movimento indígena.

 

A tese defendida, em julho deste ano, pela agora doutora Eliane Boroponepá, trata justamente sobre a cultura indígena na educação escolar. Mas Eliane encontrou uma forma de contribuir para a manutenção da cultura de seu povo, não apenas com a tese.

 

Ela é professora em uma escola lá na comunidade de Umutina, a 15 quilômetros da cidade Barra do Bugres, em Mato Grosso. Para Eliane, ter uma escola que leva para os estudantes a importância dos saberes tradicionais é uma forma de fortalecer a cultura e uma oportunidade que ela não teve enquanto criança.

 

Eliane agora serve de exemplo para outros indígenas, que têm oportunidades para ingressar na UnB, que foi pioneira no assunto. É o que explica a também antropóloga da instituição, Mônica Nogueira.

 

Segundo Eliane Boroponepá, a população Umutina foi quase toda exterminada, ao longo dos anos, chegando a restar apenas 23 membros, em meados do século 20. Hoje, o território em que ela vive possui cerca de 600 indígenas, de nove etnias diferentes. Eliane é formada em Ciências Sociais, pela Universidade estadual do Mato Grosso e é especialista em educação indígena. Assim como no doutorado, defendeu o mestrado pela UnB, na área de sustentabilidade de povos tradicionais. O resultado? Uma dissertação que virou livro, publicado no ano passado.

 

 

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo