Primeira mulher indígena obtém título de doutorado na UnB

UnB

Publicado em 03/08/2019 - 15:34 Por Sayonara Moreno - Brasília

Diante de uma educação que não era voltada para a cultura do seu próprio povo, a indígena Eliane Boroponepá, da etnia Umutina, se viu desafiada a devolver o orgulho da cultura ao seu povo. Ela se tornou, há cerca de um mês, a primeira mulher indígena a ter o título de doutorado em antropologia, pela Universidade de Brasília.

 

Para Eliane, ocupar o ambiente acadêmico é uma forma de se posicionar, politicamente, a favor do movimento indígena.

 

A tese defendida, em julho deste ano, pela agora doutora Eliane Boroponepá, trata justamente sobre a cultura indígena na educação escolar. Mas Eliane encontrou uma forma de contribuir para a manutenção da cultura de seu povo, não apenas com a tese.

 

Ela é professora em uma escola lá na comunidade de Umutina, a 15 quilômetros da cidade Barra do Bugres, em Mato Grosso. Para Eliane, ter uma escola que leva para os estudantes a importância dos saberes tradicionais é uma forma de fortalecer a cultura e uma oportunidade que ela não teve enquanto criança.

 

Eliane agora serve de exemplo para outros indígenas, que têm oportunidades para ingressar na UnB, que foi pioneira no assunto. É o que explica a também antropóloga da instituição, Mônica Nogueira.

 

Segundo Eliane Boroponepá, a população Umutina foi quase toda exterminada, ao longo dos anos, chegando a restar apenas 23 membros, em meados do século 20. Hoje, o território em que ela vive possui cerca de 600 indígenas, de nove etnias diferentes. Eliane é formada em Ciências Sociais, pela Universidade estadual do Mato Grosso e é especialista em educação indígena. Assim como no doutorado, defendeu o mestrado pela UnB, na área de sustentabilidade de povos tradicionais. O resultado? Uma dissertação que virou livro, publicado no ano passado.

 

 

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo