STF adia julgamento sobre método do governo para distribuir recursos de fundo para educação

Fundef

Publicado em 14/08/2019 - 22:19 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O Supremo Tribunal Federal adiou, por tempo indeterminado, a decisão sobre recursos do Fundef - o Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. O adiamento ocorreu porque o presidente da Corte, Ministro Dias Toffoli, pediu vistas do processo.

 

A ação é para decidir se a União deve ou não compensar os estados com repasses complementares ao Fundef - que tem a função de redistribuir os recursos vinculados à educação. A destinação dessa verba é feita com base no censo escolar do ano anterior.

 

A principal discussão, nesse caso, é saber como a União deve calcular os repasses de recursos compensatórios, se é por meio da média de alunos matriculados em nível nacional, ou se podem ser adotados critérios regionais.

 

O Ministro Edson Fachin, relator do processo, foi o primeiro a votar e negou o recurso da União.

 

“Um aluno no interior do Piauí, para este fim, não pode valer menos nem valer mais do que um aluno no interior do Paraná. Esta dimensão é que advém do inciso terceiro do artigo terceiro da Constituição: reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

 

Os ministros Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski seguiram o voto do relator.

 

Já o ministro Alexandre de Morais votou a favor do recurso da União e disse não ver irregularidades em adotar um cálculo regionalizado.

 

“Acaba privilegiando aqueles estados que costumeiramente dão isenções no ICMS, diminuíram o valor do seu Fundef, aplicaram muito menos na educação e, com isso, ganham maiores complementações da União”.

 

O ministro Gilmar Mendes acompanhou o voto. O Ministro Marco Aurélio também votou em favor do recurso da União, mas no entendimento dele, o plenário deve dar prosseguimento à ação que tramita na Corte.

 

Ainda não há uma data definida para que os recursos e outras ações sobre esse tema voltem à pauta. O repasse ao Fundef é tema de vários processos que tramitam no STF, mas o Supremo decidiu julgar apenas a demanda que pedia uma decisão colegiada.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo