Faculdades são proibidas de atuar em Tocantins por não terem autorização do MEC

Sem registro no MEC

Publicado em 11/09/2019 - 17:34 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça Federal condenou a Faexpe, Faculdades Extensivas de Pernambuco, e a Faculdade Paranapanema por danos morais coletivos. Cada instituição terá que pagar R$ 100 mil reais. Elas também tiveram suspensas suas atividades no estado do Tocantins e não podem realizar matrículas em cursos de extensão, graduação e pós-graduação, e nem iniciar as aulas sem antes realizar credenciamento junto ao MEC.

 

De acordo com a sentença, a Faexpe, mesmo não sendo credenciada junto ao Ministério da Educação, oferecia cursos de graduação em Administração, Serviço Social, Pedagogia, Biologia e Educação Física, no município de Pedro Afonso, em Tocantins, desde 2014.

 

Segundo o Ministério Público Federal, autor da ação, após o término do primeiro período, a instituição passou a se apresentar como nova empresa, denominada Faculdade Paranapanema, com sede no Paraná, mantendo a mesma estrutura física, tanto de professores como de administradores.

 

Para o MPF, a ação caracteriza prática de terceirização ilícita do ensino superior para validação indevida dos certificados de seus cursos. Mas a Faculdade Paranapanema, mesmo credenciada ao MEC, era autorizada somente a promover o curso de graduação em Administração.

 

A Faexpe tem atuação em outros estados. Airon Bezerra foi contador da instituição em Caruaru, Pernambuco. Ele fala que os responsáveis pela faculdade desapareceram da cidade.

 

“Quando ele abriu a empresa, ele foi expandindo os pontos nas cidades vizinhas, fazendo as matrículas dos alunos. Quando saiu esse negócio do MEC ele fechou definitivo, fugiu mesmo, não teve como ficar na cidade”.

 

O superintendente do Procon de Tocantins, Walter Viana, alerta que os estudantes devem prestar muita atenção à instituição na qual poderão ingressar.

 

“Se ela tem uma estrutura devida, o quadro de profissionais, e o mais importante: o consumidor deve fazer uma pesquisa se essa instituição está devidamente credenciada, se tem autorização junto ao MEC para atuar naquele município. E isso é fácil de fazer: basta entrar no site do Ministério da Educação ou ligar no 0800-616161. Ressaltamos também que a instituição de ensino superior também deve ser autorizada pela secretaria de Educação do estado”.

 

É possível consultar se o curso e a instituição de ensino têm registro no MEC no site emec.mec.gov.br

 

O ministério da Educação informou que compete aos Ministérios Públicos e ao Poder Judiciário o acompanhamento, análise e eventual sanção de prática abusiva, enganosa, nos casos de possíveis crimes cometidos por qualquer instituição.

 

O MEC destacou ainda que caso se sinta lesado, o aluno pode acionar as Agências de Proteção e Defesa do Consumidor, Procons, e comunicar o fato ao Ministério Público para apuração.

 

A produção não conseguiu contato com as faculdades citadas na matéria.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo