Na Trilha da História: Historiadora detalha o papel de José Bonifácio na independência do Brasil

Na Trilha da História

Publicado em 06/09/2019 - 07:05 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós continuamos nosso papo com a historiadora Mary del Priore sobre o livro “As vidas de José Bonifácio”, lançado pela Editora Sextante com o selo Estação Brasil. Mary nos lembra que aos 56 anos de idade, depois de passar 36 anos na Europa, José Bonifácio de Andrada e Silva retornou para o Brasil.


(Mary del Priore)


Ao voltar para a terra natal, em 1819, Bonifácio reencontrou os irmãos Antônio Carlos e Martim Francisco. A dupla havia se envolvido em várias disputas políticas e era considerada um problema pelas autoridades portuguesas.


(Mary del Priore)


Em 1820, eclodiu a Revolução Liberal do Porto, em Portugal. O governo absolutista português ruiu e as Cortes Gerais passaram a mandar no reino. Dom João VI, que estava desde 1808 no Brasil, foi obrigado pelas cortes a voltar para Portugal. Ao partir, deixou o filho Dom Pedro como príncipe regente no Brasil. Ao longo de 1821, as Cortes tentaram limitar o poder de Dom Pedro, chegando a exigir o retorno do herdeiro do trono para Lisboa.


(Mary del Priore)


José Bonifácio, que ganhou poder em São Paulo, chegando a presidente da Junta Governativa da Província, foi uma das pessoas que aconselhou Dom Pedro a ficar no Brasil e declarar a separação de Portugal, em 1822. Mas a independência foi uma conquista de vários conselheiros, não um feito individual de Bonifácio.


(Mary del Priore)


Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntergra com a historiadora Mary del Priore, músicas sobre José Bonifácio! Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM Brasília, o programa é transmitido aos sábados, às 11h da manhã, com reprise às quintas, às 10h da noite. E se você ser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo