Cursos técnicos devem ter um milhão e meio de novas vagas em três anos

Profissionalizantes

Publicado em 08/10/2019 - 17:47 Por Dayana Vítor - Brasília

Até 2023, o Brasil deve ofertar três milhões e quatrocentas mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes. Hoje, existem um milhão e novecentas mil oportunidades nesses cursos. Esse acréscimo de um milhão e meio de matrículas nesse tipo de ensino faz parte do programa Novos Caminhos, lançado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação.

 

Na apresentação do projeto o ministro Abraham Weintraub afirmou que ter um bom curso técnico pode valer mais do que a formação superior.

 

As matrículas do programa Novos Caminhos serão na área de tecnologia. Mas, para isso, de acordo com o Ministério da Educação, será elaborado um novo catálogo nacional de cursos técnicos, para promover oportunidades inéditas.

 

A última lista está desatualizada com dados de 2013. A previsão é que uma portaria com uma consulta pública sobre esses novos cursos técnicos seja publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

 

Para garantir as novas vagas, 40 mil professores serão treinados em educação profissional até 2022. A formação será em quatro eixos: pedagogia, empreendedorismo, indústria 4.0 e atualização tecnológica.

 

O Brasil é um dos países que menos oferta vagas no ensino profissionalizante, como explica o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Culau,

 

Segundo estudo do MEC, quem faz cursos técnicos ou profissionalizantes têm 38% mais chances de conseguir trabalho com carteira assinada e renda 20% maior.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo