Projeto do Unicef que usa tecnologia para combater evasão escolar será aplicado no Acre

Unicef

Publicado em 02/10/2019 - 22:06 Por Bianca Paiva - Brasília

Com altos índices de evasão nas escolas, o estado do Acre aderiu ao projeto Busca Ativa Escolar, que faz parte da campanha “Fora da escola não pode!”, promovida pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

A PNAD 2015, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, revelou que 26 mil crianças acreanas não frequentavam instituições de ensino naquele ano. O número correspondia a 11,6% do total de crianças do estado.

 

O projeto Busca Ativa Escolar procura melhorar essa situação utilizando uma ferramenta tecnológica que auxilia na identificação dessas crianças e adolescentes e do motivo da evasão. Também incentiva o retorno e a permanência delas no ambiente escolar. É o que explica a coordenadora do Unicef no território amazônico, Anyoli Sanabria.

 

No Acre, a evasão escolar é maior na área rural, onde estão concentradas 66% das escolas públicas do estado, segundo Marinete Adriana Melo, coordenadora estadual do projeto. Para ela, a ferramenta, que é online e gratuita, facilita a troca de informações entre gestores e a elaboração de políticas públicas, levando em consideração as grandes distâncias e outras peculiaridades da região amazônica.

 

Além do Acre, outros três estados da Amazônia já aderiram ao projeto Busca Ativa Escolar do Unicef: Tocantins, Maranhão, Pará.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo