Universidade de Brasília abre vestibular para estudantes indígenas

Brasília

Publicado em 24/09/2019 - 08:02 Por Bianca Paiva - Brasília

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para o vestibular da UnB, a Universidade de Brasília, direcionado a candidatos indígenas. Ao todo, são 85 vagas distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro na Asa Norte, Ceilândia e Planaltina.

 

Podem concorrer os estudantes indígenas que tenham concluído ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

 

O vestibular é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UNB e a Funai. Para o presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, a iniciativa representa um avanço na universalização do ensino superior.

 

Não há taxa de inscrição para o vestibular indígena. As vagas são para cursos de graduação da Universidade de Brasília com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2020.

 

Os candidatos vão ser avaliados por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

 

A data estimada das provas é 14 de dezembro de 2019. Elas serão aplicadas nos polos regionais das cidades de Barra do Bugres, em Mato Grosso; Caucaia, no Ceará; Palmeira dos Índios, em Alagoas; Santa Isabel e Tabatinga, no Amazonas; e Tarauacá, no Acre.

Últimas notícias
Economia

Novas regras permitem cadastro automático na tarifa social de energia

Para que o cadastro seja feito de forma automática, o CPF do titular da conta de luz tem que ser o mesmo informado nas bases de dados do CadÚnico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Aplicativo ajuda animais de estimação a encontrar novos donos

Para conectar bichinhos que precisam de adoção e possíveis donos, o aplicativo cruza dados como espaço disponível e perfil das pessoas e dos animais.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil cria mais de 253 mil postos de trabalho em outubro

As cinco regiões do país registraram saldo positivo na criação de empregos, a maior parte dos novos postos está na região Sudeste, seguida da Sul. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram a maioria das vagas criadas. O salário médio de admissão no país foi de R$ 1.795,40.

Baixar arquivo
Economia

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre

De acordo com o IBGE, entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, estão o comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, indústria geral e construção.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo