Enem 2019 tem menor abstenção da história

Enem 2019

Publicado em 03/11/2019 - 22:08 Por Lucas Faria - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio teve a menor abstenção da história. O dado foi divulgado na entrevista coletiva concedida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, após o termino do primeiro dia do exame. De acordo com o balanço, um milhão e duzentas mil pessoas não compareceram aos locais de prova, o que representa cerca de 23% do total de inscritos.

 

Trezentas e setenta e seis pessoas foram eliminadas em todo o país por descumprirem regras do edital. Para o Ministro Abraham Weintraub, o Enem transcorreu com tranquilidade.

"Foi um sucesso, deu certo... foi o mais baixo em termo de custo por aluno e o mais baixo em termos de problemas", afirmou o ministro.

 

Apesar de ter sido vazada uma foto da prova de redação, o ministro garantiu que nenhum candidato foi prejudicado. A suspeita é de que um aplicador tenha pegado a prova de um candidato ausente e divulgado nas redes sociais. Weintraub afirma que o autor do vazamento responderá judicialmente pela divulgação.

 

"Ele vai ter que responder pela ação. Houve a tentativa de colocar em xeque o Enem. Ele está mexendo com a vida de cinco milhões de pessoas", declarou o ministro.

 

No próximo domingo, dia 10, os candidatos realizarão a segunda etapa do Exame. Desta vez, serão cobrados conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática. E no dia 13 de novembro, quarta-feira, os participantes terão acessos aos gabaritos oficiais da prova pelo portal do Inep, no endereço inep.gov.br, ou pelo aplicativo do Enem.

 

 

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo