Estratégias para diminuir tensão e nervosismo dominam 2º dia de provas do Enem

Segundo dia

Publicado em 10/11/2019 - 14:20 Por Lana Cristina* - Brasília

Segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem abraço distribuído a candidatos e participantes chegando mais cedo para bater um papo com os colegas como estratégia para diminuir o nervosismo.

 

Quem chegava pelo metrô São Joaquim, na região central da cidade de São Paulo, por exemplo, encontrava duas jovens seguravam um cartaz propondo um momento de carinho para os ansiosos com a prova.

 

Segundo Lídia Yoshihara, a ideia de distribuir abraços é do movimento Aliança Bíblica Universitária, do qual ela faz parte. A ideia é que a afetividade ajude em diminuir a tensão.

 

Já no Rio, o candidato Thiago Salustriano chegou mais cedo à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), seu local de provas, bem mais cedo neste segundo dia de Enem.

 

Ele acredita estar preparado, mas conta que o nervosismo está sempre presente. Então, já que chegou cedo, aproveitou para relaxar conversando com Karolina Oliveira, candidata que chegou ainda de manhã na Uerj, uma hora e meia antes da abertura dos portões.

 

A prova, que começou às 13h30, vai terminar às 18h30. A previsão é que a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões seja feita no próximo dia 13.

 

Em janeiro, em data ainda a ser confirmada, devem sair os resultados individuais.

 

Cinco milhões de candidatos respondem, neste domingo (10), às questões de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias. As provas estão sendo aplicadas em mais de 1,7 mil municípios.

 

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo