Seis candidatos são denunciados por fraude no Enem 2014

Ministério Público

Publicado em 27/11/2019 - 11:45 Por Renata Martins - Brasília

O Ministério Público Federal denunciou, esta semana, seis pessoas por cometerem fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

 

Os suspeitos fizeram as provas nas escolas 13 de Maio e Maria Gregória Ortiz Cardoso, no município de Porto Esperidião, em Mato Grosso.

 

A fraude foi detectada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Os seis candidatos obtiveram a mesma nota (930,2) na área de matemática e suas tecnologias.

 

Dos mais de 6 milhões de inscritos no Enem, apenas 24 tiraram a mesma nota. Também foi constatada semelhança entre as notas nas demais áreas do conhecimento.

 

Segundo as investigações, os candidatos não moravam na cidade. Alguns vieram de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.

 

Um dos denunciados afirmou ter recebido proposta prometendo vantagens, mediante pagamento de valores entre R$ 100 mil e R$ 180 mil, para candidatos que realizassem o Enem em Porto Esperidião.

 

O Ministério Público destaca que fraudes dessa natureza causam danos aos outros candidatos do país.

 

Na denúncia oferecida à justiça, o MPF pede a condenação dos denunciados por fraude em processo seletivo para ingresso no ensino superior.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo