Universitário ausente no Enade fica impedido de obter diploma; saiba como regularizar

Enade 2019

Publicado em 28/11/2019 - 13:51 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

Os estudantes inscritos na condição de concluintes regulares que não compareceram à prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2019 (Enade 2019), no último domingo, dia 24, e também não responderam ao Questionário do Estudante estão em situação irregular.

 

Os dois requisitos são componentes obrigatórios para a obtenção do diploma da graduação.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou a presença de 390 mil estudantes, número que corresponde a 89,6% dos inscritos pelas instituições de educação superior.

 

O período de solicitação de dispensa de prova acontece entre 2 de janeiro de 2020 e 5 de fevereiro de 2020.

 

No caso de dispensa de prova, por iniciativa das instituições de ensino superior, devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade, tais como uma atividade curricular e um intercâmbio acadêmico, as universidades devem apresentar uma declaração ou documento que comprove a participação do estudante na respectiva atividade.

 

Já a regularização da situação do estudante que está habilitado e não foi inscrito pela instituição no período previsto no edital, ou não foi informado sobre sua inscrição no Enade, é feita pela própria instituição de ensino superior, por meio da Declaração de Responsabilidade. Ou, se ocorrer alguma situação que inviabilize a participação do estudante por omissão da instituição de ensino, a regularização deve ser feita por ação direta e exclusiva do coordenador de curso.

 

Os pedidos precisam ser feitos pelo sistema Enade, no endereço enade.inep.gov.br

 

O Enade 2019 avaliou mais de 8 mil cursos de 29 áreas de conhecimento.


 

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo