Programa federal quer incentivar leitura no ambiente familiar como parte de alfabetização

Para alfabetização

Publicado em 05/12/2019 - 22:51 Por Lucas Faria - Brasília

Programa Conta Pra Mim, lançado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação, vai fazer parte da Política Nacional de Alfabetização.


A iniciativa busca incentivar a leitura no ambiente familiar, para que as crianças já cheguem preparadas para os primeiros anos na escola.


O programa vai usar as técnicas da chamada literacia familiar, baseada na interação entre pais e filhos por meio de brincadeiras, conversas e leitura em voz alta, desenvolvendo as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. Essas técnicas podem começar cedo, desde a gravidez.


No projeto, serão disponibilizados materiais virtuais, que vão exemplificar as melhores técnicas que podem ser adotadas, tanto em casa como nas escolas de todo o Brasil.


O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou a importância da leitura familiar.


Segundo o MEC, R$ 45 milhões serão destinados ao programa, e devem ser usados na criação de 5 mil espaços, chamados de "Cantinho Conta Pra Mim", onde a criança terá acesso a uma minibiblioteca, com livros de conteúdo infantil.


Os recursos também serão utilizados para a elaboração do material e para o pagamento de professores e tutores que vão participar da iniciativa.


Esses locais vão funcionar em creches, pré-escolas, museus e também em bibliotecas, e devem estar prontos até o fim de 2020.


Ainda segundo o MEC, os espaços vão ser destinados a famílias de baixa renda, que recebam o Bolsa Família e tenham crianças de 3 a 5 anos de idade.


De acordo com o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, a escolaridade baixa dos pais não será um empecilho para o programa.


A previsão do governo é de que 1 milhão de crianças sejam beneficiadas com o programa em todo o Brasil.


As ilustrações do programa vão ser feitas pela Instituto Maurício de Souza, criador dos personagens da Turma da Mônica, e serão enviadas às escolas que aderirem ao programa.

 

A adesão de estados e municípios ao Conta Pra Mim deve ocorrer a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo