Cartão-Creche não entra em vigor como prometeu governador; GDF diz que será em breve

Cartão-Creche

Publicado em 13/01/2020 - 21:15 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, não conseguiu cumprir uma promessa feita há pouco mais de duas semanas e que poderia reduzir a espera por vagas em creches.

 

No dia 26 de dezembro, Ibaneis anunciou no portal de notícias do Governo do Distrito Federal (GDF), a Agência Brasília, que lançaria nesta segunda-feira (13) o programa Cartão-Creche. O objetivo inicial era beneficiar até 5 mil crianças menores de 4 anos, com R$ 800, por mês, para garantir o direito a creche.

 

O dinheiro seria usado para que pais e responsáveis matriculassem os filhos em uma das unidades particulares inscritas em um cadastro feito pelo governo.

 

De acordo com o GDF, pelo menos 20 mil crianças estão na fila por vagas em creches e o cartão ajudaria a fazer essa fila andar. A meta do governador era de, no segundo semestre, chegar a 10 mil beneficiados. Grande parte desse número seria alcançada com o cartão-creche e o restante, com a construção de novas unidades públicas.

 

A pedagoga Camila Inara tem três filhos. A mais nova, de 3 anos, aguarda vaga na creche. Camila destaca que o papel da instituição vai além da questão assistencial, de garantir que ela possa sair tranquila para trabalhar.

 

Após uma reunião com os secretários de Educação, João Pedro Ferraz; de Governo, José Humberto; de Economia, André Clemente, e com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o governador Ibaneis Rocha anunciou, em dezembro, que o benefício seria instituído por meio de um decreto, para garantir rapidez na adoção da medida, sem a necessidade de passar pela Câmara Legislativa.

 

A expectativa do GDF é que o programa Cartão-Creche custe pouco mais de R$ 48 milhões por ano. Em nota, o Governo do Distrito Federal informou que o motivo do descumprimento da promessa é que ainda estão sendo finalizados os detalhes de como irá funcionar o programa. E, sem informar a nova data, afirmou que o lançamento do benefício deve ocorrer em breve.

 

O assunto também é tratado na esfera federal. Na tarde desta segunda-feira, os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Educação, Abraham Weintraub, se reuniram no Palácio do Planalto para tratar da criação de um benefício semelhante, o Vale-Creche. Mas o governo federal não divulgou detalhes.

 

No Congresso Nacional já tramita um projeto de lei para garantir que as prefeituras ou o Governo do Distrito Federal auxiliem famílias de baixa renda que não conseguirem vagas em creches públicas. O texto já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo