Está chegando a hora dos novos estudantes efetivarem as matrículas na rede pública de ensino. Quem se inscreveu nas vagas para educação infantil, ensinos fundamental e médio, e na educação de jovens e adultos, ou pediu remanejamento, já pode verificar a escola onde vai estudar este ano.
A partir do dia 7, será necessário efetivar a matrícula na escola em que foi contemplado. O prazo termina no dia 14. O estudante ou o responsável precisa levar a original e uma cópia da certidão de nascimento; duas fotos 3 por 4; comprovante de residência e comprovante de tipagem sanguínea e fator RH.
No caso da educação infantil, tem que levar também o RG e o CPF do pai ou responsável e a cópia do Cartão de Vacina da criança atualizado. A diretora de Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Michelly Vaz, explica que só depois dessa etapa a vaga é garantida.
Se perder o prazo, o estudante pode ser realocado em uma escola mais longe do CEP informado ou até perder a vaga.
Além de apresentar a documentação, cerca de mil estudantes ainda precisam validar os dados nas coordenações regionais de ensino. Isso porque ocorreu algum erro no momento da inscrição. São estudantes que, quando conferirem os dados na internet, verão a mensagem “Procure a regional de ensino”.
O prazo para esses alunos validarem os dados é um pouco menor. Começa no dia 9 e termina também no dia 14. Só depois eles vão efetivar a matrícula. De acordo com a Secretaria de Educação, esse problema afetou mil, dos 40 mil inscritos, e as vagas de todos estão garantidas.
As aulas na rede pública de ensino começam no dia 10 de fevereiro de 2020.
*Com produção de Renato Lima