Ministério da Educação prepara PEC do novo Fundeb para enviar este ano ao Congresso

Educação

Publicado em 09/01/2020 - 14:40 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Chegar à primeira posição do Pisa entre os países da América Latina em 2030. Esta é a meta que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diz que irá perseguir. O ministro apresentou, nesta quinta-feira, um balanço das ações do MEC em 2019 e afirmou que quer transformar o Brasil em referência na educação do continente sul-americano.

 

O Pisa é o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes e mede a qualidade da educação básica em 77 países. Em 2018, o Brasil ficou na posição 57. Uma leve melhora em relação a edição anterior, mas apenas dois a cada 100 estudantes brasileiros atingiram as melhores notas nas três das disciplinas avaliadas, que são: leitura; matemática e ciências.

 

China e Singapura lideram os rankings. O Brasil fica atrás de países como Costa Rica, Chile e México. Supera, no entanto, Colômbia e Peru em leitura e a Argentina em leitura e matemática.

 

Sobre o balanço da gestão do MEC em 2019, a pasta destacou o programa das escolas cívico-militares, o aumento do investimento em internet banda larga nas escolas e a criação da carteira de estudante digital, totalmente gratuita.

 

O ministro Weintraub ainda informou que vai enviar ao Congresso Nacional neste ano uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, para o novo Fundeb, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, que, pela atual lei, acaba no final do ano e precisaria ser renovado. O ministério propõe aumentar de 10% para 15% os recursos do fundo aportados pela União, além de cobrar resultados dos estados.

 

A proposta apresentada no Congresso pela relatora do projeto, a deputada Dorinha, do DEM do Tocantins, prevê um aumento maior da participação da União no financiamento do fundo, chegando a 40% em 2031. A proposta é rejeitada pelo governo.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo