Pelas redes sociais, Bolsonaro diz que livros didáticos serão mais baratos e sem ideologia

Redes Sociais

Publicado em 12/01/2020 - 17:04 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro tuitou neste domingo (12) um vídeo do ministro da Educação, Abraham Weintraub, com informações sobre os livros didáticos das escolas públicas.

 

No vídeo, o ministro explica que o governo desembolsa anualmente cerca de 2 bilhões de reais para distribuir 165 milhões de livros didáticos. O ministro diz que o investimento é importante, mas que não vai ter ideologia e não é para doutrinar.


No tuíte, o presidente Bolsonaro reforça que o livro didático em seu governo vai ser mais barato, e sem política ou ideologia de gênero. Os livros que serão distribuídos em 2020 foram elaborados segundo edital lançado durante governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). O edital seguiu as normas da ABNCC, a Base Nacional Comum Curricular, também aprovada no governo Temer.


O governo já prepara mudanças nos materiais didáticos. No último dia 6 foi publicado no Diário Oficial da União o edital de um concurso de desenho da bandeira nacional para ser usado como capa nos novos livros didáticos distribuídos pelo PNLD, o Programa Nacional do Livro e Material Didático.


O PNLD é um programa criado em 1985, e estabelece que comissões formadas por pesquisadores e professores de cada área escolham os livros que ficarão à disposição dos professores das escolas públicas do país. A escolha dos livros cabe a cada professor, e o material é adquirido pelo governo e entregue diretamente nas escolas, em uma logística de distribuição que conta com a parceria dos Correios.


O presidente da República está de férias em uma reserva militar que fica em Guarujá, cidade no litoral sul de São Paulo.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo