Pelas redes sociais, Bolsonaro diz que livros didáticos serão mais baratos e sem ideologia

Redes Sociais

Publicado em 12/01/2020 - 17:04 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro tuitou neste domingo (12) um vídeo do ministro da Educação, Abraham Weintraub, com informações sobre os livros didáticos das escolas públicas.

 

No vídeo, o ministro explica que o governo desembolsa anualmente cerca de 2 bilhões de reais para distribuir 165 milhões de livros didáticos. O ministro diz que o investimento é importante, mas que não vai ter ideologia e não é para doutrinar.


No tuíte, o presidente Bolsonaro reforça que o livro didático em seu governo vai ser mais barato, e sem política ou ideologia de gênero. Os livros que serão distribuídos em 2020 foram elaborados segundo edital lançado durante governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). O edital seguiu as normas da ABNCC, a Base Nacional Comum Curricular, também aprovada no governo Temer.


O governo já prepara mudanças nos materiais didáticos. No último dia 6 foi publicado no Diário Oficial da União o edital de um concurso de desenho da bandeira nacional para ser usado como capa nos novos livros didáticos distribuídos pelo PNLD, o Programa Nacional do Livro e Material Didático.


O PNLD é um programa criado em 1985, e estabelece que comissões formadas por pesquisadores e professores de cada área escolham os livros que ficarão à disposição dos professores das escolas públicas do país. A escolha dos livros cabe a cada professor, e o material é adquirido pelo governo e entregue diretamente nas escolas, em uma logística de distribuição que conta com a parceria dos Correios.


O presidente da República está de férias em uma reserva militar que fica em Guarujá, cidade no litoral sul de São Paulo.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo