Estudantes podem fazer novo pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem a partir desta segunda

Inscrição no Enem

Publicado em 25/04/2020 - 14:33 Por Marcela Rebelo - Brasília

A partir desta segunda-feira (27), quem solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e teve o pedido negado poderá enviar outros documentos para uma nova análise.

 

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa do Enem estão disponíveis no site enem.inep.gov.br, ou no aplicativo do exame.

 

Segundo o Ministério da Educação, foram aceitas todas as solicitações que comprovaram, com documentos, os perfis de isenção definidos no edital do Enem. E ainda de acordo com o ministério, o sistema segue aberto para o envio de novos pedidos.

 

Pode pedir gratuidade da taxa de inscrição o estudante que estiver cursando a última série do ensino médio, neste ano, em escola pública.

 

Pode solicitar também o participante que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede particular e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 

Tem direito também à gratuidade no Enem quem declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

O Ministério da Educação destaca que a isenção da taxa não garante a entrada automática no Enem, e todos os interessados devem realizar a inscrição no exame entre os dias 11 e 22 de maio.

 

O ministério informou ainda que, durante o período de inscrição, o Inep - instituto responsável pela aplicação do exame - vai conceder isenção, de ofício, para todos os inscritos que se encaixarem no perfil de gratuidade, mesmo sem o pedido formal.  A regra vale para quem optar pelo Enem impresso ou pelo Enem Digital.

 

Mais informações podem ser obtidas no site: inep.gov.br

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo