Governo do RJ vai distribuir chips para aula virtual

Acesso à internet

Publicado em 22/04/2020 - 11:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro decidiu distribuir chips para acesso à internet aos alunos da rede pública de ensino. A medida chega pouco mais de um mês depois que escolas e universidades suspenderam as aulas em todo o estado, como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

 

Com o fechamento das escolas por tempo intederminado, o ensino à distância foi a solução encontrada para dar continuidade ao ano letivo, em meio ao cenário imposto pela pandemia. O anúncio de uma plataforma online para oferecer aos estudantes o conteúdo das disciplinas foi feito pelo governador Wilson Witzel no dia 30 de março. Mas, quem não tem acesso à internet continua sem conseguir acompanhar as aulas.

 

Para minimizar o problema, serão distribuídos 750 mil chips, conforme explicou o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes. Além dessa iniciativa, o secretário ressaltou que todo o material escolar será impresso e entregue na casa dos alunos dentro dos próximos dias.

 

Antes do anúncio dessa medida, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação contra o estado cobrando que as aulas virtuais não fossem contabilizadas no calendário do ano letivo.

 

O Ministério Público argumenta que a maioria dos alunos não tem internet em casa para acompanhar o conteúdo didático. O órgão cita dados da própria Secretaria de Educação, que apontam que 20% dos estudantes da rede, cerca de 150 mil alunos, estão em situação de exclusão digital.

 

O MPRJ recomendou, inclusive,  a suspensão das aulas virtuais, até que fosse esclarecido como se daria o cumprimento integral da carga horária mínima anual. A justiça, no entanto, emitiu decisão favorável a continuidade do ensino não presencial, destacando que os alunos sem acesso a intenet devem receber o material impresso em casa.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo