Fundação Procon SP define que escolas terão que oferecer desconto na mensalidade durante pandemia

Fundação Procon SP

Publicado em 08/05/2020 - 16:23 Por Nelson Lin - São Paulo

A Fundação Procon SP divulgou hoje (8) diretrizes para negociação dos consumidores com as escolas particulares para o desconto na mensalidade. Ficou definido que a escola está obrigada a oferecer um percentual de desconto na mensalidade escolar de acordo com a situação econômica de cada um.

 

Além disso, as cobranças de valores complementares ao da mensalidade escolar, como alimentação, atividades extracurriculares, passeios, serviço de transporte, entre outros, devem ser suspensas. Caso esses valores já tenham sido pagos, devem ser descontados na mensalidade seguinte.

 

As diretrizes definem, ainda, que a escola ou colégio que quiser implementar o ensino a distância deverá disponibilizar os meios tecnológicos para quem quiser ter acesso ao conteúdo. E o consumidor só poderá recusar o ensino a distância se não tiver infraestrutura, como tablet, computador ou celular com acesso a internet.

 

Neste caso, a instituição de ensino deverá apresentar como alternativa o plano de reposição de aulas ou o fornecimento da tecnologia necessária.

 

O objetivo dessas diretrizes, segundo o Procon, é resguardar os direitos dos consumidores e garantir o equilíbrio contratual. As escolas também deverão disponibilizar um canal de atendimento ao consumidor para tratar dessas questões financeiras. Para saber mais como proceder, basta acessar o site: procon.sp.gov.br.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo